Informações e resumos dos minicursos.
Vagas
disponíveis: 30 alunos.
Reservar
para todos: projetor e sala.
“As
imagens de família na mídia, brinquedos e materiais pedagógicos”- Noeli Tabeli
Discussão do conceito
alargado de família e suas contradições com o modelo nuclear presente nos brinquedos,
materiais pedagógicos e na mídia. Representações em relação às famílias e a diversidade
familiar. Possibilidades de parceria escola-família. Refletir sobre as imagens de família
presentes nos materiais e na mídia. Repensar o conceito de família desestruturada. Debater
sobre a função da instituição escolar nesse contexto. Mesmo com os novos
arranjos familiares, a escola ainda reproduz a ideologia da família nuclear. É
necessário refletir sobre o tema, identificando a ideologia adjacente aos materiais
pedagógicos e na mídia. Essa reflexão é essencial para o futuro pedagogo.
“Motivar
para Educar”
Doris
Garcia e Denise Garcia
Primeiro dia: como as artes
em geral podem ajudar os alunos nas atividades escolares; e como motivá-los a
isso. Objetivo principal: desenvolver de forma criativa, através de
improvisações dirigidas em dança, para maior rendimento em todas as outras
disciplinas do currículo escolar.
“Amando
e não a Mando”
Denise
Garcia e Doris Garcia
Nesta proposta, as
palestrantes visam explicitar o quanto o amor demonstrado pelo trabalho e pelos
alunos, coopera com o desenvolvimento e aproveitamento do conhecimento por parte
dos alunos. Procura dialogar com a realidade de sala de aula encontrada com
aquela imagética que há quando se está na universidade.
A narrativa
como instrumento e estratégia pata apresentar a leitura de forma lúdica - Monisa
Maciel
Ministrar na palestra a importância do
educador trabalhar o fator leitura de forma dinâmica e, utilizar a narrativa
como instrumento e estratégia para apresentar a leitura de forma lúdica.
Agregando valores da nossa cultura popular, como cantigas dando alegria e
movimento ao momento em que se trabalha literatura. Propor ao educador um meio
para que se “conecte” ao educando e leve-o a se encantar com o universo da
leitura.
Brincar,
pensar e musicalizar: o ensino de música para além da canção – Érica Maldonado
A palestra visa apontar
caminhos para o professor de sala de aula ( o pedagogo) atuar com a música para
além do cantar. Refletindo a partir dos poemas de Vinícius de Moraes “ A Arca
de Noé” e dos discos “ A Arca de Noé 1 e 2”, a palestra traz a discussão sobre
como o educador pode levar o aluno a pensar em questões que vão além da mera
repetição musical, ou do uso da música enquanto pano de fundo para outras
disciplinas ou intervalos de aulas. Com a inserção da música como disciplina
obrigatória, mas sem o músico dentro da escola, o professor polivalente vê-se
diante de problemas cotidianos, como utilizar a canção, como oferecer algo que
possa tornar-se significativo para a criança de 1º ao 5ano do ensino
fundamental.
A partir das canções de Vinícius de Moraes, a
professora aborda o imaginário infantil, a ludicidade e a relação da música com
a criança e seu desenvolvimento. Esta pesquisa, que tornou-se palestra, foi
baseada na semiótica abordada por Luiz Tatit e defendida como a primeira dissertação de mestrado sobre o
tema.
Obs.: Roupas confortáveis e, de preferencia, tênis.
Brincar é o remédio! E é brincando que se faz direito! –
Rosa Goldgrub
O workshop desenvolvido por Rosa Goldgrub
parte de experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto hospitalar, em que
o brincar ganha destaque como prática educativa. Goldgrub irá apresentar sua
fundamentação teórica para então demonstrar a importância do brinquedo nesse
contexto. A confecção do brinquedo é o próximo passa nesse momento, finalizando
com as histórias contadas com dobraduras. A palestrante desenvolve diferentes
atividades possíveis, não só no contexto escolar, como em outros espaços.
Arca de
Ébano – Salloma Salomão Jovino da Silva e Kety Viana
Educação das Relações Étnico-Raciais. O presente projeto visa expor uma
prática de contação de histórias que retrata a realidade das relações
étnico-raciais, da preservação das culturas não-dominantes, se opondo ao padrão
apresentado em mídias de massa. O grupo apresentará um vídeo com o espetáculo e
uma conversa sobre a presença do negro na sociedade e no contexto escolar. Para
mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=YSjPHk7ZoKA
Obs.: Auditório, número ilimitado de vagas.
O
Contador Criador
Tiago
Francis
O objetivo deste minicurso é
estimular o poder criativo que existe em potencial em cada pessoa, através de
registros corporais e vivencias de suas próprias histórias. Nesta proposta a contação ocorrerá em
contrapartida ao posicionamento de cada participante.
Obs.: durante a oficina, os participantes devem usar roupas confortáveis (moletom
e camiseta) e tênis. Levar um livro para ser doado e um objeto de
sua escolha para atividade em sala.
Comunicação alternativa e LIBRAS no processo de
aprendizagem em pacientes com síndromes neuromusculares.
Alessandra de Almeida Prado Oliveira
Thiago Tadeu Ferreira
de Oliveira
Propõe-se por meio deste
minicurso apresentar o conceito de comunicação alternativa a partir de LIBRAS e
discutir sobre os benefícios de sua utilização como caminho para aprendizagem
de pacientes com neuropatias.
A partir de documentos e legislações a respeito de
educação inclusiva que apontam para que todos os PNEs estejam nas salas de aula
regulares, algumas questões serão problematizadas: 1) Nós, professores, estamos
preparados para recebê-los como humanidade, dignidade e profissionalismo? 2)
Não é chegada a hora de caminharmos mais um passo pensando na qualidade da
aprendizagem e não só na socialização deles? O minicurso será finalizado com um
espaço para perguntas.
Conversas entre e com professores
Adriana Aparecida Alves da
Silva
Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira
Proporcionar
um espaço dialógico-reflexivo entre os professores e futuros professores sobre
especificidades da docência no contexto da educação infantil segundo na
perspectiva lúdica. Valorizando os diferentes saberes do processo de
profissionalização do professor que atua na educação infantil. Entre as
possibilidades de diálogos, discutiremos as angustias do professor
recém-formado ingressando na educação infantil; o professor no berçário; a
gestão na educação infantil e práticas pedagógicas.
Perspectivas para uma educação lúdica
Coordenação:
Lucia Maria Lombardi, Tiago Francis, Hércules Soares e Coletivo Cê.
Datas: 21
a 23 de outubro de 2014
Vagas: 50
Carga
Horária: 10 horas
O workshop será realizado em quatro
encontros e tem por objetivo impulsionar a apreciação de trabalhos de
performers, artistas, coletivos teatrais e manifestações artísticas populares a
fim de suscitar reflexões sobre temas de interesse dos participantes e criar
uma intervenção urbana como tempo/lugar de expressão poética dos pensamentos e
sentimentos de seus atuadores, por meio da linguagem performática cênica.
Programa:
Dia
21/outubro (terça-feira): das 15h00 às 18h00
Apreciação de trabalhos de performances
e intervenções urbanas - performers, artistas, coletivos teatrais e
manifestações artísticas populares - contextualizando o tema do minicurso.
Dia
21/outubro (terça-feira):
das 21h00 às 22h30: Práticas teatrais, criação da performance.
Dia
22/outubro (quarta-feira):
das 21h00 às 22h30: Práticas teatrais, criação da performance.
Dia
23/outubro (quinta-feira):
das 17h00 às 21h00: Preparo e Atuação/apresentação da performance.
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