Inscrições para minicursos

Informações e resumos dos minicursos.

Vagas disponíveis: 30 alunos.
Reservar para todos: projetor e sala.
“As imagens de família na mídia, brinquedos e materiais pedagógicos”- Noeli Tabeli
Discussão do conceito alargado de família e suas contradições com o modelo nuclear presente nos brinquedos, materiais pedagógicos e na mídia. Representações em relação às famílias e a diversidade familiar. Possibilidades de parceria escola-família. Refletir sobre as imagens de família presentes nos materiais e na mídia. Repensar  o conceito de família desestruturada. Debater sobre a função da instituição escolar nesse contexto. Mesmo com os novos arranjos familiares, a escola ainda reproduz a ideologia da família nuclear. É necessário refletir sobre o tema, identificando a ideologia adjacente aos materiais pedagógicos e na mídia. Essa reflexão é essencial para o futuro pedagogo.
“Motivar para Educar”
Doris Garcia e Denise Garcia
Primeiro dia: como as artes em geral podem ajudar os alunos nas atividades escolares; e como motivá-los a isso. Objetivo principal: desenvolver de forma criativa, através de improvisações dirigidas em dança, para maior rendimento em todas as outras disciplinas do currículo escolar.

“Amando e não a Mando”
Denise Garcia e Doris Garcia
Nesta proposta, as palestrantes visam explicitar o quanto o amor demonstrado pelo trabalho e pelos alunos, coopera com o desenvolvimento e aproveitamento do conhecimento por parte dos alunos. Procura dialogar com a realidade de sala de aula encontrada com aquela imagética que há quando se está na universidade.

A narrativa como instrumento e estratégia pata apresentar a leitura de forma lúdica - Monisa Maciel
Ministrar na palestra a importância do educador trabalhar o fator leitura de forma dinâmica e, utilizar a narrativa como instrumento e estratégia para apresentar a leitura de forma lúdica. Agregando valores da nossa cultura popular, como cantigas dando alegria e movimento ao momento em que se trabalha literatura. Propor ao educador um meio para que se “conecte” ao educando e leve-o a se encantar com o universo da leitura.

Brincar, pensar e musicalizar: o ensino de música para além da canção – Érica Maldonado
A palestra visa apontar caminhos para o professor de sala de aula ( o pedagogo) atuar com a música para além do cantar. Refletindo a partir dos poemas de Vinícius de Moraes “ A Arca de Noé” e dos discos “ A Arca de Noé 1 e 2”, a palestra traz a discussão sobre como o educador pode levar o aluno a pensar em questões que vão além da mera repetição musical, ou do uso da música enquanto pano de fundo para outras disciplinas ou intervalos de aulas. Com a inserção da música como disciplina obrigatória, mas sem o músico dentro da escola, o professor polivalente vê-se diante de problemas cotidianos, como utilizar a canção, como oferecer algo que possa tornar-se significativo para a criança de 1º ao 5ano do ensino fundamental.
A partir das canções de Vinícius de Moraes, a professora aborda o imaginário infantil, a ludicidade e a relação da música com a criança e seu desenvolvimento. Esta pesquisa, que tornou-se palestra, foi baseada na semiótica abordada por Luiz Tatit e defendida como  a primeira dissertação de mestrado sobre o tema.
Obs.: Roupas confortáveis e, de preferencia, tênis.

Brincar é o remédio! E é brincando que se faz direito! – Rosa Goldgrub
O workshop desenvolvido por Rosa Goldgrub parte de experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto hospitalar, em que o brincar ganha destaque como prática educativa. Goldgrub irá apresentar sua fundamentação teórica para então demonstrar a importância do brinquedo nesse contexto. A confecção do brinquedo é o próximo passa nesse momento, finalizando com as histórias contadas com dobraduras. A palestrante desenvolve diferentes atividades possíveis, não só no contexto escolar, como em outros espaços.

Arca de Ébano – Salloma Salomão Jovino da Silva e Kety Viana
Educação das Relações Étnico-Raciais. O presente projeto visa expor uma prática de contação de histórias que retrata a realidade das relações étnico-raciais, da preservação das culturas não-dominantes, se opondo ao padrão apresentado em mídias de massa. O grupo apresentará um vídeo com o espetáculo e uma conversa sobre a presença do negro na sociedade e no contexto escolar. Para mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=YSjPHk7ZoKA
Obs.: Auditório, número ilimitado de vagas.

O Contador Criador
Tiago Francis
O objetivo deste minicurso é estimular o poder criativo que existe em potencial em cada pessoa, através de registros corporais e vivencias de suas próprias histórias. Nesta proposta a contação ocorrerá em contrapartida ao posicionamento de cada participante.
Obs.: durante a oficina, os participantes devem usar roupas confortáveis (moletom e camiseta) e tênis. Levar um livro para ser doado e um objeto de sua escolha para atividade em sala.

Comunicação alternativa e LIBRAS no processo de aprendizagem em pacientes com síndromes neuromusculares.
Alessandra de Almeida Prado Oliveira
Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira
Propõe-se por meio deste minicurso apresentar o conceito de comunicação alternativa a partir de LIBRAS e discutir sobre os benefícios de sua utilização como caminho para aprendizagem de pacientes com neuropatias.
A partir de documentos e legislações a respeito de educação inclusiva que apontam para que todos os PNEs estejam nas salas de aula regulares, algumas questões serão problematizadas: 1) Nós, professores, estamos preparados para recebê-los como humanidade, dignidade e profissionalismo? 2) Não é chegada a hora de caminharmos mais um passo pensando na qualidade da aprendizagem e não só na socialização deles? O minicurso será finalizado com um espaço para perguntas.

Conversas entre e com professores
Adriana Aparecida Alves da Silva
Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira
Proporcionar um espaço dialógico-reflexivo entre os professores e futuros professores sobre especificidades da docência no contexto da educação infantil segundo na perspectiva lúdica. Valorizando os diferentes saberes do processo de profissionalização do professor que atua na educação infantil. Entre as possibilidades de diálogos, discutiremos as angustias do professor recém-formado ingressando na educação infantil; o professor no berçário; a gestão na educação infantil e práticas pedagógicas.

Perspectivas para uma educação lúdica
Coordenação: Lucia Maria Lombardi, Tiago Francis, Hércules Soares e Coletivo Cê.
Datas: 21 a 23 de outubro de 2014
Vagas: 50
Carga Horária: 10 horas
O workshop será realizado em quatro encontros e tem por objetivo impulsionar a apreciação de trabalhos de performers, artistas, coletivos teatrais e manifestações artísticas populares a fim de suscitar reflexões sobre temas de interesse dos participantes e criar uma intervenção urbana como tempo/lugar de expressão poética dos pensamentos e sentimentos de seus atuadores, por meio da linguagem performática cênica. 

Programa:
Dia 21/outubro (terça-feira): das 15h00 às 18h00
Apreciação de trabalhos de performances e intervenções urbanas - performers, artistas, coletivos teatrais e manifestações artísticas populares - contextualizando o tema do minicurso.
Dia 21/outubro (terça-feira): das 21h00 às 22h30: Práticas teatrais, criação da performance.
Dia 22/outubro (quarta-feira): das 21h00 às 22h30: Práticas teatrais, criação da performance.

Dia 23/outubro (quinta-feira): das 17h00 às 21h00: Preparo e Atuação/apresentação da performance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário




VI Semana da Pedagogia 2014 (UFSCAR SOROCABA) - All Rights Reserved 2014


Layout: Bia Rodrigues - Tecnologia do Blogger.